top of page
IMG_6338_edited.jpg

Romas Tauras

unnamed_edited.jpg

Referências - Um atelier de pintura de retratos a óleo

Romas Tauras

Quando é que uma cópia é uma reprodução? E quando é que é uma Master Copy? Ou, melhor ainda, algo original? Neste workshop iremos pintar a partir de referências - um retrato existente ou uma fotografia, talvez ambas! Vamos explorar algumas das vantagens e limitações de trabalhar a partir de imagens encontradas ao pintar pessoas, por oposição a pintar pessoas por observação ao vivo.

CMC+MMC+RPM.jpg

Reprodução vs tradução vs interpretação

Trabalhar a partir da observação ao vivo é um prazer e um desafio especial. Nem todos os modelos ou objetos se podem manter imobilizados durante as horas que são necessárias para completar um retrato pintado. Como é que se pode usar fotografias e conseguir manter alguma da vivacidade de um retrato pintado ao vivo? Tanto as Master Copies como as fotografias como material de referência colocam o desafio de representar com precisão a informação visual para uma tradução fiel.

A quantidade de informação que nos fornecem é uma versão muito reduzida e “editada” da verdadeira experiência visual através da observação direta. Um livro, por mais vívido que seja, não é uma experiência vivida. Mas, tal como na literatura, nenhuma tradução de um romance para uma língua diferente é apenas uma reprodução mecânica. O que é que torna uma tradução melhor ou pior? Quanto espaço existe para a interpretação, mantendo a tradução fiel ao original?

Ou, para usar uma analogia musical, se tocarmos numa banda de tributo aos Beatles, tentaremos duplicar o som de John, Paul, George e Ringo. Mas algumas versões de covers de canções famosas tornam-se a sua própria obra de arte. All Along the Watchtower foi escrita por Dylan, mas tornou-se icónica por Jimi Hendrix. Uma homenagem ao original, mas ao mesmo tempo algo novo.  Este é o território que vamos explorar, tendo como ponto de referência as pinturas expostas no Museu Municipal de Coimbra, bem como uma seleção de fotografias.

O objetivo da pintura de Master Copies e da utilização de outras referências visuais não é fazer uma réplica exata, mas desenvolver uma compreensão mais profunda da criação de imagens enquanto se desenvolve os próprios métodos de trabalho. O que se descobre pode abrir novas possibilidades no seu processo criativo pessoal.

Estrutura do curso

17 de Fevereiro

18 de Fevereiro

Local: Museu Municipal de Coimbra

No primeiro dia vamos treinar o nosso “olho faminto” nos elementos do nosso ambiente visual que achamos mais ricos ou "saborosos". O Museu Municipal de Coimbra tem uma coleção esplêndida para nos inspirarmos!

  • Observação atenta e execução de esboços de obras expostas

  • Prestar atenção... que quadros chamam a sua atenção? Porquê?

  • Seleção das imagens de referência

  • Ferramentas de composição

Local: Atelier Artístico Aeminium

No segundo dia, vamos cozinhar com os ingredientes que identificámos no primeiro dia. No Atelier, criaremos uma base sólida para levar o seu trabalho para casa e continuar o que começou, terminando a interpretação individual no seu próprio tempo.

  • Preparação do suporte para pintura

  • Abordagens – underpainting tradicional e glazing vs Alla Prima

  • Estabelecer as bases usando esboços e notas do primeiro dia

Este workshop é para mim?

Quer deseje aprender os princípios fundamentais ou aperfeiçoar as suas competências, este curso terá muito para oferecer. É útil ter alguma experiência de desenho e/ou pintura, mas o workshop está aberto a principiantes que desejem uma introdução à pintura a cores.

Material

  • Caderno de esboços ou papel de desenho 

  • Cartão tela ou papel para pintura a óleo (A4 ou A3)

  • Espátula para pintura

  • Conjunto de pincéis de cerdas e/ou sintéticos de várias formas e tamanhos

  • Paleta de pintura

  • Pequeno recipiente para solvente mineral sem cheiro (não trazer terebentina)

  • Panos ou rolo de papel de cozinha

  • Solvente mineral sem cheiro

  • Tintas: Titanium White; Yellow Ochre; Alizarin Crimson or Cadmium Red; Ultramarine Blue; Burnt Sienna; Raw Umber

 

Notas:

- exemplos de solvente mineral sem cheiro: Sansodor by Winsor & Newton; Dartecor

- pode ser adquirida com desconto a Portrait Palette de Romas Tauras no site da Dartecor, que poderá também incluir o solvente mineral (contactar o Romas directamente e ele poderá entregar o material no dia do workshop)

Preço

por preço

Pinturas de Romas Tauras

bottom of page